segunda-feira, 22 de março de 2010

Superação: significa luta, uma batalha a ser vencida!

Veja abaixo a imagem em: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/setembro/d...

Nelson Hiroshi Hosati,55 anos, médico veterinário.
Tive uma infância pobre, porém feliz com o que possuíamos, não diria que passei necessidade, tudo era condizente com a época principalmente a dificuldade em locomoção devido à distância até o centro urbano. Cursava o segundo ano de licenciatura em Matemática na UNESP-São José do Rio Preto,quando no dia 15 de janeiro de 1982,numa sexta-feira à tarde, final de expediente, em uma propriedade rural, município de Nova Aliança-SP, durante o período da colheita de sementes, uma desatenção e pronto, perdi uma das pernas.
As mudanças ocorreram de forma natural, à aceitação foi um pouco difícil, porém tranqüila. Não desisti após essa adversidade em minha vida,sempre tive o apoio incondicional da minha namorada(até hoje),sempre presente em minhas horas de dúvida,me apoiando e me levantando quando havia necessidade,agradeço a Deus e a minha, hoje QUERIDA ESPOSA “PITUCA”( Te amo).
No início eu me perturbava um pouco quando percebia que de alguma forma que era o centro das atenções. Não me sinto excluído, ou que o fato de ser portador de necessidades sofra preconceitos por parte de sociedade. Ao contrário ,me sinto bastante motivado para oferecer auxilio ás pessoas que necessitam, desde o ano em que ocorreu o acidente, tive a oportunidade de levar conforto, confiança a várias pessoas que precisaram de algum tipo de apoio, e em todas as oportunidades eu pude presenciar, a volta do sorriso, a alegria, e a volta ao convívio na sociedade.
Voltei a estudar, a trabalhar com a mesma máquina até o final da safra, e outras safras vieram. Depois trabalhei na industria metalúrgica no setor de vendas durante 10 anos. Após 13 anos, em 1995 comecei a cursar medicina veterinária na UNIRP – São José do Rio Preto, concluindo o curso em 2000, sempre fui muito aplicado, levava o curso com muita seriedade, os trabalhos, as pesquisas etc.
A família é de suma importância na superação de alguém que passe por esse tipo de situação, incluo na família, os verdadeiros amigos que não me abandonaram, seja para uma orientação, ou simplesmente “jogar conversa fora”. A torcida era bem dividida, de um lado havia pessoas dispostas a “fazer uma vaquinha” para garantir minha sobrevivência e eu via tudo isso de forma muito engraçada, pois dificilmente iria aceitar, sempre soube que havia perdido uma perna ,mas não a força de vencer e minhas outras capacidades vitais, por outro lado haviam pessoas que acreditavam em mim, quando diziam que essa fase ruim iria passar e a esperança de novos rumos surgiriam porque éramos fortes e tínhamos uma missão a cumprir.
A vida é uma eterna superação!
Significa luta!
Todo dia é uma batalha a ser vencida!
Como costumo dizer diariamente: “Obrigado SENHOR por mais esse dia”

2 comentários:

  1. O Dr. Nelson é um exemplo de superação na diversidade!Batalhou muito para chegar onde está.Tem uma clínica,se formou em veterinário, cuida dos meus cachorrinhos e é excelente profissional e ser humano.Ele e sua esposa tiveram três filhos, onde dois também já são veterinários e muito virtuosos, sua clínica está sempre lotada, e tanto ele, como seus filhos nos atende as vinte horas,as zero horas, ou a qualquer hora como se fosse o primeiro cliente da manhã.Os admiro muito, demorou para eu perceber que ele tinha uma perna mecânica, pois tem destreza,deitava no chão para brincar com meu DUDU, estranhei e pensei ele não desistiu, tem garra e a educação realmente leva o individuo mais longe e lhe garante pelo menos um espaço melhor na sociedade,mais digno e com maior respeito.Obrigada Dr. Nelson e Familia,vocês são meus anjos da guarda!
    Telma.

    ResponderExcluir
  2. Comovente a história/depoimento! Parabéns pela ideia inovadora de vcs em disponibilizá-los para todos nós!

    ResponderExcluir