segunda-feira, 1 de março de 2010

Depoimento - Bullying


Tenho 39 anos, sou professora e quando criança sofri muito com o bullying no contexto escolar. Durante quatro anos consecutivos. Alguns colegas de sala eram agressivos e negativos, executando repetidamente maus tratos e humilhações causando um desequilíbrio de poder entre mim e eles. Fui uma menina de classe baixa que sofria com a combinação entre a intimidação e a humilhação dos coleguinhas da classe da pré-escola em diante. Em outras palavras, eles abusavam de mim psicologicamente e socialmente. Tenho medo, raiva, vergonha e sensação de incapacidade diante daquelas crianças que eram gigantes a meu ver.
Pois me intimidavam regularmente e persistentemente atingindo minha integridade, as agressões eram psicológicas, ocasionadas principalmente pelo uso negativo de chacotas e expressões pejorativas.
Na época eu tinha somente um calçado caramelo e eles cantavam a
todo momento, principalmente nos recreios e saídas da escola: ”Sapato cor de bosta, sapato cor de bosta...”, meu sofrimento e humilhação eram tamanhos que ia embora para casa todo dia chorando. Não tenho boas recordações dessa época de escola,pois além da música que para quem não” sentiu na pele”,é motivo de risos,era espírita,onde todos eram católicos e tinha um cabelo arredondado que me apelidaram de “Aritana”,enfim exclusão total da turma. Este não foi um caso isolado, acontecem milhares no mundo a toda hora e os adultos sempre dizem: Não liga que eles param!É a maneira mais medíocre de reforçar os agressores. Fui vítima durante três anos, isso há 33 anos e não me esqueço do semblante de maldade dos meus agressores e nem da tristeza
depressão, ansiedade, estresse, perda de auto-estima, problemas de relacionamento, e medo de tudo. Só quem vive esse tipo de violência é que sabe o quanto dói e como é difícil a libertação.Depois de um tempo fui para outra escola, onde fui acolhida,respeitada e com um dos melhores índices de rendimento que antes era baixo.Me tornei professora,busco a superação estudando como educar na diversidade,lutando contra qualquer tipo de violência e discriminação.Tive grandes resultados nas escolas com meus alunos e o segredo é não se calar!

Um comentário: